Hello Consumers!!!
E aí? Já comeu um lanchinho nutritivo hoje?
Não comeu? Ou não foi nutritivo?
Então se prepara porque hoje nosso assunto é Alimentação Saudável: nutrição.
Esperamos que o artigo e dicas contribuam de alguma forma para uma qualidade de vida saudável a todos os amigos e leitores do Plano da B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – COMO ESTAR DE BEM CONSIGO MESMO?
Quem é que não deseja estar em forma, de bem consigo mesmo?
Para alguns, a única solução é: Fechar a boca e se privar das delícias que dão prazer a vida!
Será?
Bem, fechar um pouco a boca não está de todo errado. Moderar os hábitos, escolher alimentos menos calóricos, evitar industrializados, são ótimas opções para se ter uma vida melhor e saudável.
Mas, infelizmente, muitos ficam tão obcecados em obter um emagrecimento rápido, que se aventuram em dietas muito restritivas e remédios de emagrecimento por conta própria ou seguindo a indicação de amigos bem intencionados.
O problema é que o resultado pode ser indesejado ou bem pior do que o esperado.
Por exemplo, muitos estão experimentando o tal do jejum intermitente, com bons resultados. Mas, para outros, a tontura, a tristeza e decepção de ‘furar’ a dieta por não conseguir seguir à risca, tem sido decepcionante. Ainda, estudos mostram que tal regime extremo, pode trazer malefícios a saúde, como a Diabete.
O que fazer então para se ter uma boa nutrição?
NUTRIÇÃO – SINONIMO DE SAÚDE
De acordo com o Ministério da Saúde, 1 em cada 2 brasileiros e 1 em cada 3 crianças estão com excesso de peso.
Obesidade não é um problema de estética. É um problema grave. Quando maior o peso, maiores os riscos.
A Solução é: Para se ter boa saúde, é preciso ter uma boa nutrição e, para ter boa nutrição, é preciso uma alimentação saudável e balanceada!
Nesse tempo de Pandemia, é possível notar muitas pessoas se preocupando com a saúde, o que nos dá um gostinho de esperança de tempos melhores, incluindo na alimentação.
Num estudo recente feito pela USP (e ainda em andamento pela Coorte NutriNet Brasil), foi identificado entre os participantes o aumento do consumo de frutas, hortaliças e feijão – alimentos saudáveis que aumentam o mecanismo de defesa do organismo contra doenças, incluindo o COVID-19.
NUTRICIONISTA – QUAL A SUA FUNÇÃO
Quem melhor para falar de nutrição do que um bom e credenciado nutricionista?
Os nutricionistas são os profissionais mais preparados para lhe ajudar com um plano alimentar adequado para a sua necessidade. E poderá se surpreender com a variedade de dicas e ideias alimentares passada por eles. Verá que o objetivo não é privar e sim melhorar.
NUTRICIONISTA – COMO ME AJUDARÁ NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
Como já dito, o plano alimentar é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada pessoa. Talvez te falte mais ferro, ou precise de mais vitaminas ou proteínas.
Enfim, o nutricionista levará em conta: seu peso, altura, histórico familiar, idade, hábitos alimentares e de exercícios físicos.
Seguindo seu perfil e sua rotina, o nutricionista elaborará um plano alimentar que combine com você.
VOCÊ SABIA?
Em 31 de Agosto de 1949, foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionista (ABN), que mais tarde passou a se chamar FEBRAN (Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas). Em 1982, depois de mais conquistas, passou a se chamar ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição).
Por causa de suas conquistas e reconhecimentos na mesma data ou em meados dela, a data 31 DE AGOSTO foi adotada como o DIA DO NUTRICIONISTA!
DICAS B
Quer mais ideias do quê e como cozinhar, o que substituir consumir? Anota aí essa dica:
Acesse o site https://www.asbran.org.br/downloads e baixe gratuitamente as cartilhas disponíveis. Entre elas, o NutriBook cheinho de receitas para experimentar.
E é claro, não se esqueçam das regras básicas:
- Durma o suficiente: Além de ajudar a ter mais disposição, noites bem dormidas contribuem para o equilíbrio do seu emocional.
- Exercite-se regularmente: para isso não precisa gastar muito. Gaste apenas calorias. Faça caminhadas regulares ou outro exercício de acordo com seu corpo e idade. Mas seja regular.
- Não se compare com outros: todos somos diferentes e únicos. Portanto, se aceite como você é, reconheça seus limites.
- Tire tempo para você: tire umas horinhas por dia ou um dia todo por semana para você. Isso vai te ajudar a aliviar o stress e com certeza contribuirá para sua saúde.
Investir em uma boa nutrição com certeza trará efeitos futuros no mínimo benéficos.
Por isso, se hoje não deu certo, não desista, tente outra vez.
Afinal, todos precisamos de um Plano B.
Qualquer sugestão, fale com a nossa equipe!
Planeje seu próximo momento! O Plano da B é um site com dicas de compras, viagens, destinos e direitos do turista! Nossa missão é ajudar você a fazer um bom planejamento de viagem com economia. Acompanhe nossas dicas e boa viagem!