Se você planeja uma viagem nacional ou internacional o aluguel de automóvel acaba sendo importante para o conforto da sua viagem. Assim você não fica refém do transporte público e preços salgados com traslados particulares. Mas o que você precisa saber para se proteger e contratar o aluguel de automóvel corretamente? Elaboramos este post com as principais dicas jurídicas para você realizar um bom negócio! Acompanhe nossas dicas de direitos do turista!
ALUGUEL DE AUTOMÓVEL – COMO ECONOMIZAR?
Se você tem interesse em alugar um carro para sua viagem quais as principais dicas para economizar?
Sugerimos inicialmente que você conheça bem as suas necessidades. Assim você consegue economizar escolhendo o veículo mais adequado, mas sem esbanjar com acessórios desnecessários. Para a maioria das viagens um modelo compacto é suficiente, não é verdade? Daí a locação não pesará tanto no seu bolso!
Outra dica para o aluguel de automóvel é usar uma ferramenta de comparação de preços em diversas locadoras! Como você já deve ter percebido as locadoras trabalham com muitas promoções devido à concorrência. Com uma pesquisa cuidadosa e detalhada você conseguirá encontrar preços melhores ou vantagens que farão toda a diferença na sua viagem!
Uma terceira dica é ficar atento com agências em aeroportos. Geralmente, alugar ou devolver o carro em aeroporto é mais caro! Mas não é uma regra! Você poderá encontrar boas promoções em agências em aeroportos.
De qualquer forma, não custa fazer uma comparação de preços. Mas para que o aluguel de automóvel em uma agência distante realmente compense você precisará calcular também os custos de deslocamento para retirar o veículo. Fique atento!
De qualquer maneira, realize um bom planejamento e tente alugar seu veículo antes da viagem, principalmente em viagens internacionais. Assim, além de economizar, você evitará contratempos como o risco de não ter disponível o veículo adequado para você e sua família!
Por fim fique atento com o abastecimento do automóvel. As locadoras geralmente exigem que o veículo seja devolvido totalmente abastecido!
Reabastecer na locadora poderá custar mais caro por litro de combustível! Assim, fique atento com eventuais “pegadinhas” como contratar o tanque de combustível para não precisar devolver o veículo abastecido. Geralmente não compensa! Lembre-se que no exterior o combustível tende a ser mais barato que no Brasil!
LOCAÇÃO DE VEÍCULOS – QUAIS OS PRINCIPAIS CUSTOS CONTRATUAIS?
É muito importante ler todo o contrato de aluguel de carros com calma e atenção para que você entenda bem o que está contratando e não tenha surpresas! Uma dica é verificar se há cópia disponível em português. Na dúvida, se tiver dificuldade com o idioma local, peça ajuda para entender o que está assinando!
Preste atenção à descrição do veículo, seu estado de conservação, o preço, a quilometragem, o seguro, as regras a cumprir e as penalidades! Tome muito cuidado com seus documentos pessoais, prestando atenção ao que será necessário para a conclusão da locação, principalmente em viagens internacionais. Geralmente, além das licenças para dirigir são também exigidos passaporte e cartão de crédito!
Fique atento com infrações de trânsito. Se você cometer algum deslize ou acidente com o veículo, você não somente será responsabilizado, mas terá que pagar multas à locadora. Por esse motivo é muito importante contratar na locadora um seguro com cobertura total, incluindo terceiros! Assim, dirigindo com cautela e contratando o seguro, você fica mais protegido e evita uma grande dor de cabeça na sua viagem!
Planeje seu próximo momento! O Plano da B é um site com dicas de compras, viagens, destinos e direitos do turista! Nossa missão é ajudar você a fazer um bom planejamento de viagem com economia. Acompanhe nossas dicas e boa viagem!