O turismo de aventura possui forte apelo entre os amantes da natureza e esportes radicais! São atividades recreativas e não competitivas com muito prazer e adrenalina. Mas se você quer participar de atividades de aventura o que você precisa saber antes de contratar uma agência ou os serviços turísticos? Elaboramos este post com dicas de direitos para ajudá-lo! Acompanhe nossas dicas de direitos do turista!
O QUE É TURISMO DE AVENTURA?
O turismo de aventura é a movimentação turística de atividades recreativas e não competitivas em contato com a natureza, com diferentes riscos e graus de dificuldade, sendo que o turista pretende eventos de emoção e aventura. São algumas dessas atividades:
- Arvorismo (travessia entre plataformas montadas em árvores);
- Boia cross (descida de corredeira com boia de borracha);
- Balonismo (voo com balão);
- Bungee jump (salto no vazio, com cordas elásticas amarradas aos tornozelos ou cintura);
- Cachoeirismo (descida de cachoeira dentro de cortina d’água);
- Cicloturismo (viagens de bicicleta);
- Caminhada de longo curso (em distâncias muitas vezes superiores a 10 km, envolvem
- pernoite);
- Canionismo (descida e exploração de cânions, rios em garganta e ou desfiladeiros);
- Canoagem (esporte que utiliza canoa ou caiaque);
- Cavalgada (passeio a cavalo, em grupo);
- Escalada (subir parede rochosa, bloco ou muro para atingir o cume);
- Espeleoturismo (visitação a cavernas);
- Flutuação (flutuar com roupas de neoprene, colete salva-vidas, máscara e pé de pato no trecho de um rio, observando flora e fauna);
- Mergulho (exploração submarina, com ou sem equipamentos especiais);
- Turismo fora de estrada (viagens em vias não convencionais);
- Rafting (descida em corredeiras por meio de botes);
- Rapel (descida, com cordas, de paredões e vãos livres);
- Tirolesa (atravessar dois pontos por meio de cabo aéreo);
- Voo livre, (voo não motorizado, de parapente ou asa delta);
- Windsurf (prancha à vela);
- Kitesurf (prancha com pipa).
QUAIS OS CUIDADOS AO CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE TURISMO DE AVENTURA?
No turismo de aventura o risco está sempre presente. Estes riscos são gerenciados através do uso de equipamentos de segurança credenciados por órgãos internacionais e a experiência e treinamento de guias e monitores. Por esse motivo, antes de se aventurar, é muito importante buscar uma agência de referência, com boa reputação, para minimizar incidentes.
Seguem algumas recomendações essenciais se você pretende participar de atividades de aventura!
Informe-se na agência e fazendo uma pesquisa sobre o grau de dificuldade do roteiro e analise se suas condições físicas são compatíveis para a atividade. Fique atento para eventuais recomendações médicas que comprovem condições físicas de participar!
[seguros_promo_shortcode theme=”card-medium” ideal_para=”11″ ideal_para_lbl=”Pratica de Esportes” /]Procure conhecer todos os procedimentos que serão seguidos nas atividades programadas, fazendo um planejamento e uma preparação com antecedência. Uma dica é se informar sobre eventuais cursos preparatórios ou palestras explicativas sobre o roteiro e todo o percurso. Fique atento a detalhes como tipo de roupa a usar e a alimentação apropriada!
Segundo o Código de Defesa do Consumidor as empresas são obrigadas a informar sobre todos os riscos envolvidos nos produtos e serviços disponibilizados aos consumidores e turistas. Assim, como os esportes de aventura são arriscados, não tenha receio de perguntar e se informar na própria agência sobre todos os detalhes que considerar pertinentes para o tour de aventura que pretende realizar!
FIQUE ATENTO AO SEGURO-VIAGEM PARA ESPORTES OU ATRAÇÕES RADICAIS!
Se você pretende praticar esportes durante a sua viagem ou participar de passeios radicais o seguro-viagem acaba sendo ainda mais importante! Afinal, o seguro será essencial para lhe dar suporte, cobertura e assistência para eventuais acidentes relacionados às atividades esportivas!
No caso do seguro-viagem para o turismo de aventura é muito importante saber detalhadamente o que você está contratando! É que o seguro-viagem possui planos diferentes para esportistas amadores e profissionais. Além do mais, alguns planos possuem exclusão de alguns esportes e por isso é muito importante conferir se o esporte que você pretende praticar está coberto! Fique bastante atento porque ao viajar de férias podem surgir diversas atividades esportivas, principalmente se você vai para um lugar que tem o turismo de aventura como foco. Assim tenha a certeza de que o esporte ou tour que pretende realizar estará coberto pelo seu seguro-viagem!
[seguros_promo_shortcode theme=”card-medium” ideal_para=”11″ ideal_para_lbl=”Pratica de Esportes” /]Se você tem interesse no seguro-viagem e quer uma cotação utilize essa ferramenta de pesquisa de seguro-viagem, comparando a cobertura e os valores de diversas seguradoras. Ao final da pesquisa você tem a opção de falar com um consultor ou deixar o seu contato para tirar todas as suas dúvidas!
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Pós Graduado em Direito Empresarial pela Escola de Pós-Graduação em Economia e pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Com vivência jurídica profissional desde 1999 inicialmente no Ministério Público do Estado de São Paulo (direitos difusos e coletivos) e posteriormente no Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (ações trabalhistas). Advogado e consultor desde 2002, com ênfase no Direito Privado.